Saiba o que destaca o sorvete artesanal e quais são os elementos essenciais para que o sucesso do produto seja garantido.
Também conhecido como gelato, o sorvete artesanal tem conquistado várias pessoas nos últimos anos devido ao seu sabor diferenciado. Além disso, muitas pessoas começaram a investir em sua produção por conta de seu baixo custo na hora da fabricação e pelo potencial de lucro do nicho.
Tendo em vista essas questões, elaboramos neste artigo um guia do que você precisa ter dentro da empresa para fabricar diferentes tipos de sorvete artesanal e se destacar no meio. Confira!
Pontos importantes a serem considerados
Não é só de ingredientes de qualidade que o sorvete artesanal é feito. Para que um bom resultado seja alcançado, outros dois pontos precisam ser considerados.
A seguir, explicamos cada um deles:
Máquinas apropriadas
Ter a máquina certa em seu estabelecimento auxilia na consistência e textura do sorvete. Por isso, realizar esse investimento é fundamental, pois proporciona qualidade e eficiência à fabricação do produto.
Domínio sobre o assunto
Para produzir um sorvete artesanal diferenciado, é preciso conhecer a fundo sobre ele. Para que isso se concretize, realizar cursos sobre o tema pode ajudar – e muito – durante o trajeto a ser percorrido.
Principais ingredientes para produzir sorvete artesanal
Nove são os ingredientes básicos para se fazer um delicioso sorvete. São eles:
-
Leite em pó: é o responsável pelo equilíbrio que há entre o corpo e a textura do sorvete.
-
Açúcar: ingrediente que dá o sabor doce ao produto.
-
Glicose em pó: proporciona maior resistência ao choque térmico, além de eliminar o sabor enjoativo do açúcar.
-
Água: de preferência gelada e, sempre, filtrada!
-
Estabilizante: promove a liga homogênea na mistura do sorvete e evita a formação de cristais de gelo e o derretimento precoce do produto.
-
Creme de leite em pó: por ser uma fonte de gordura para o sorvete, o creme de leite promove maciez, textura, durabilidade e cremosidade.
-
Emulsificantes: elemento que dá volume e crescimento à massa.
-
Pasta: é o que vai dar o sabor desejado.
-
Pó saborizante: também gera sabor ao sorvete, além da cor que se deseja para ele.
Processo de fabricação
Para que o sorvete fique devidamente pronto para o consumo, os seguintes passos devem ser seguidos:
-
Despeje a água em um liquidificador.
-
Em uma vasilha, misture o açúcar, a glicose e o estabilizante. Depois, despeje a mistura no liquidificador ligado.
-
Adicione o leite, o creme de leite e o pó saborizante, e bata durante 3 minutos.
-
Acrescente o emulsificante e bata por mais 2 minutos.
-
Depois que uma calda for formada, passe-a por uma peneira. Depois, coloque-a dentro da máquina de sorvete desligado. Ao ligar o equipamento, ele agitará a calda e fará a mesma crescer. Então, ela se transformará em uma massa cremosa e texturizada.
-
Feito tudo isso, envase aos poucos a massa em uma caixa gelada e vá misturando nela a pasta com uma espátula.
-
Por fim, coloque o produto no freezer de estocagem por 24h e em uma temperatura de -23 °C. Depois, coloque-o no freezer de venda em uma temperatura que varie entre -8 °C e -15 °C.
____
O sorvete artesanal é um produto que tem alto valor agregado, uma vez que é produzido de maneira única e com grande qualidade. Além dos ingredientes aqui citados, você ainda pode incrementar o seu produto final, como, por exemplo, com granulado.
Acesse www.embol.com.br e confira os demais produtos que temos disponíveis para você!