Muitas pessoas não sabem, mas a gordura no sorvete é realidade – e deixa ele uma delícia! Confira quais são as melhores fontes para o seu!
Você sabia que existe gordura no sorvete? É isso mesmo, e, se não fosse por ele, o produto com certeza não seria o mesmo! E sabe por quê? Porque a gordura é responsável por proporcionar a cremosidade, uma vez que diminui o tamanho dos cristais de gelo por conta do preenchimento do espaço onde se depositariam.
Aponta-se que as melhores características de textura do alimento são alcançadas quando há um teor de gordura entre 8% e 10% do total da receita. Mas, lembre-se: cada tipo de sorvete exige uma quantidade específica de gordura – e você pode conferir um pouco mais dessa informação no quadro abaixo:
TIPO DE SORVETE |
% DE GORDURA |
Sorbet |
0% de gordura |
Sherbet |
Até 4% de gordura |
Artesanal |
Até 8% de gordura |
Industrial |
Acima de 7% de gordura |
Premium |
Acima de 12% de gordura |
A seguir, conheça 4 fontes de gordura que podem compor o seu sorvete e avalie qual delas é a melhor para a sua receita – afinal, apenas o fabricante pode julgar quais são as melhores características de seu próprio produto.
Gordura vegetal hidrogenada
Tipo de gordura com melhor custo-benefício atualmente, a gordura vegetal também é responsável por dar maior resistência ao derretimento do sorvete. Apesar de possuir menor teor de colesterol em sua composição, essa gordura possui gorduras trans, conhecidas por serem prejudiciais à saúde. Sendo assim, é imprescindível colocar a informação de forma explícita no rótulo.
Creme de leite
Por ser feito à base de leite, o creme de leite gera melhores características de sabor ao sorvete, já que ele fica mais cremoso e com uma textura mais fina. Porém, a taxa de incorporação de ar no produto (elemento importante para a fabricação) é mais baixa que o normal.
Gordura de palma
Ao contrário da gordura vegetal hidrogenada, a gordura de palma não apresenta gorduras trans, o que acaba sendo mais benéfico para o consumidor final. Por possuir um ponto de fusão em torno de 37 °C, esse tipo de gordura gera maior resistência do derretimento do sorvete, fazendo com que o mesmo só derreta quando entra em contato com a boca.
Devido ao seu grande sucesso no mercado, aqui na Embol você encontra facilmente a gordura de palma Tauá, disponível em embalagens de 3kg, 15kg ou 24kg.
Starcrem 233
Produto de secagem a base de gordura vegetal, o Starcrem 233 é um tipo de gordura em pó muito utilizado na fabricação de pães e bolos, além na de sorvetes. É composto por gordura vegetal não hidrogenada e leite e, por ser em pó, proporciona maior facilidade em sua manipulação.
Garanta o Starcrem 233 no site da Embol – o produto está disponível em embalagens de 1kg e de 20kg.
____
A Embol oferece as melhores matérias-primas para a fabricação de sorvete. Além dessas fontes de gordura citadas no artigo, você também pode encontrar em nosso site produtos como casquinhas e emulsificantes. Por isso, acesse www.embol.com.br e fique por dentro de todas as nossas novidades!